
quarta-feira, 30 de junho de 2010
terça-feira, 29 de junho de 2010
segunda-feira, 28 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
"Shukuba", as "post towns" da Era dos Shoguns
A sul de Takayama e Matsumoto (a tal do castelo altaneiro), estende-se o vale do rio Kiso, onde passava a velha estrada Edo (Tóquio) - Quioto. Ao longo da estrada cresceram as "post towns", com serviços de hospedagem para os viajantes. Existem ainda hoje 3 exemplares destas vilas, perfeitamente preservadas: Tsumago, Magome e Narai, a amior delas, com a qual começo a reportagem. As restantes serão em post separado, para fazer render este blog.
Para saber mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Shukuba
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Shirakawa-go e Zona de Gokayama
A norte de Takayama, encontram-se as famosas casa de telhado de colmo das montanhas japonesas. O formato tinha dois objectivos - proteger-se da neve e permitir a fiação da seda por gravidade. Subsistem ainda 3 aldeias, reconstruidas e protegidas. Aqui, a mais isolada de todas, Ainokura:



Uns kms a sul, está Suganuma, maior e mais desenvolvida:




Falhei a maior de todas, Ogimachi, pois o túnel novo da auto-estrada não constava do meu velhinho GPS e acabei por falhar a saída por 2 vezes (e fazer o novo túnel de 11 km de extensão por 3 vezes...). Fica para a próxima, pois esta é zona para voltar, de preferência no Inverno, quando a neve toma conta da paisagem. Aqui vai um cheirinho de Ogimachi:

Para saber mais: http://www.japan-guide.com/e/e5955.html
Uns kms a sul, está Suganuma, maior e mais desenvolvida:

Para saber mais: http://www.japan-guide.com/e/e5955.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)