terça-feira, 28 de outubro de 2008

Unidos Contra os Apalpanços


Para lutar contra uma das pragas do Japão, o Metro de Tóquio criou o sistema das carruagens exclusivamente femininas, nas horas de ponta. Fora de horas, as moças estão por conta própria...

Tokyo International Forum


Fórum Internacional de Tóquio, um centro de congressos, um dos meus edifícios favoritos em Tóquio. Desenhado por Rafael Vonoly e acabado de construir em 1996.

domingo, 26 de outubro de 2008

Plastic World - 2
















Plastic World - 1








Na zona do templo de Asakusa, na Av. Kappabashi, concentram-se as lojas e fabricantes da comida de plástico, que prolifera à porta dos restaurantes de todo o Japão. Na mesma avenida é ainda possível comprar os melhores exemplares de facas de cozinha e louça japonesa. Também se podem encomendar réplicas de feijoadas, coelho à caçadora, mãozinhas de coentrada e, até, sopa de nabiça.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Templo de Asakusa










Um dos mais tradicionais e mais frequentados em Tóquio, sobretudo ao domingo. Mesmo ao lado, o edifício "isqueiro" desenhado por Phillipe Starck. Na mesma rua, um novo velho sistema: os riquexós estão de volta, para os turistas.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comida de Rua




Para me lembrar que, afinal, o Japão é na Ásia. Limpinho e higiénico, mas ainda é Ásia.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

sábado, 18 de outubro de 2008

J-WCs - 2





A pedido de várias famílias, mais uns exemplos de WCs locais, electrónicos e multifunções. É escolher, levar para casa, montar e... disfrutar!

Maid Cafés




Mais uma particularidade local: os Maid Cafés, que proliferam na Meca da Electrónica que é Akihabara, terra dos "otaku" (übernerd/geeks). As limitações sociais destes rapazes, que vivem encerrados no mundo dos computadores e jogos video, deu origem a estes locais de "socialização", onde (muito) jovens moças vestidas das formas mais bizarras (desde a criada francesa mais desleixada à gueisha mais pueril, passando pela freira (!) mais desavergonhada) servem cafés, bebidas várias e efectuam serviços como manicure, massagens e sabe-se lá o que mais... O serviço é do estilo "master and servant". Bate certo com o imaginário dos "otaku" e os seus fetiches alimentados no "anime". Elas andam aos magotes na avenida das lojas electrónicas a distribuir panfletos. Da próxima vez vou a um e vejo o que se passa lá.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

GP Japão de F1 - 3 (Belezas Locais)



Outro pormenor, de detalhe bem japonês: as moças que abrilhantaram o paddock eram todas da mesma altura. Milagre? Não. Atentem nas solas e saltos dos sapatos.

GP Japão de F1 - 2





Pormenor delicioso: os japoneses enganaram-se no hino na cerimónia de consagração do vencedor. Em vez do hino espanhol, ouviu-se (até ao fim!) a Marselhesa. A cara do Alonso valeu tudo...

GP Japão de F1 - 1






Domingo foi dia de Grande Prémio. A Toyota ofereceu lugares junto à meta, o que se agradece. Grande espectáculo, barulho, cor e um engarrafamento homérico para voltar para Tóquio (5h de viagem, em carro, para fazer 130 km...).