quarta-feira, 15 de julho de 2009

Summer in Tokyo

Com a aventura Pacífica adiada para o Outono, pois que se ficou grounded em Tóquio durante parte do Verão. E agora? O que fazer? O sol brilha a cada 7 dias de nuvens e chuva. O calor começa a apertar para Parâmetros do Charco (hoje bateu nos 32ºC e a humidade andou pelos 85%, a subir - vem aí nova borrasca) e há que encontrar soluções. E lá se rumou à costa, em busca do Plano A.

A praia mais decente nas imediações fica a singelos 182 km de distância (fotos 2 e 3), para sul, na zona de Shizuoka, sendo a costa extremamente recortada e surpreendentemente verde (foto 1). Mesmo com auto-estrada (e a sair às 8h da manhã) não fiz em menos de 3h30, num dia MUITO bom. O normal, no WE, são 5-6h a passo, pois há duas alternativas - o caminho da montanha, pitoresco, cheio de arrozais e muito verde e com o Fuji à mistura e com troços onde se pode brincar um pouco com a condução, mas apinhado de cidades e vilas; ou o caminho das pedras, pela costa, em estradas inventadas mesmo em cima do mar. De referir que há praias e enseadas que levaram com um viaduto em cima, mas o engenho do pessoal costeiro faz-se notar - entre os pilares nasceram bares, cabanas de pescadores, lojas de surf manhoso, etc. Também há lindos condomínios com vista para o tabuleiro. No entanto, há que dizer que a descida da costa até Shimoda é um passeio muito cénico e agradável (se nos abstrairmos dos 231452678 carros a 30km/h e na total ausência de locais de ultrapassagem ou rectas superiores a 35m...

O clima até estava bom, com sol e acima dos 30ºC quando me aproximei do local, mas o destino é o destino: uma frente fria avançava em grande velocidade e tomou conta da zona em menos de 1/2h... Ciao playa... Mas o passeio foi simpático e não se perdeu o dia. Ainda deu para chegar a Tóquio cedo e ir dar um mergulho àquilo que era o Plano B e que passou JÁ a Plano A deste verão: as piscinas dos hoteis (foto 4, a do ANA Int. mesmo ao lado de casa), por mais caras que sejam (cerca de 6.000-8.000 ienes/dia). Tant pis !